O São João de Gandu neste ano começa na segunda-feira (21) e vai até segunda-feira (24) e o Conselho Tutelar está desenvolvendo um trabalho para que crianças e adolescentes sejam protegidas durante o período da festa, para coibir o trabalho Infantil e a exploração sexual.
Segundo a conselheira Jeane Alves, coordenadora do Conselho Tutelar, “antes do inicio dos festejos houve a participação na reunião com a Secretaria de Esporte, Lazeres e Turismo, no intuito de levar informação a cerca das atreibuicoes do Conselho”. “No primeiro dia da festa, antes dela começar, será realizada visitas as barracas e carrinhos para orientação, colagem de cartazes, informando sobre o crime de liberar bebidas para pensares de idade”, conclui a coordenadora.
Algumas dicas que o colegiado dá aos pais para manter as crianças e adolescentes seguras são: manter sempre um adulto supervisionando, identificar crianças pequenas com pulseira, tendo nome dos pais, endereço e telefone, orientar sobre pontos seguros e de encontro onde devem ir ao se perderem, educar sobre o risco de receber alguma coisa de estranhos, evitar ficar fora de casa até tarde e usar roupas adequadas.
Em caso de suspeita de abandono e negligência, abuso e exploração sexual, trabalho infantil, uso de álcool e drogas, deve se denunciar as autoridades. E caso necessário, o Conselho Tutelar estará de plantão através do número (73)9 9974-3273.