• Home
  • Região
  • Construção inovadora em Gandu usa técnica que acelera o processo e é inédita no Baixo Sul

Construção inovadora em Gandu usa técnica que acelera o processo e é inédita no Baixo Sul

Uma construção tem chamado atenção no Centro de Gandu. A obra inovadora, está sendo realizada na Rua Duque de Caxias, utilizando a técnica Light Steel Frame, tecnologia construtiva moderna que combina eficiência, sustentabilidade e precisão, e que estabelece novos padrões para projetos residenciais e comerciais.

A arquiteta responsável, Esther Carneiro, desempenhou papel central no desenvolvimento e implementação do projeto, posicionando-se como referência técnica e pioneira no Baixo Sul. “Esse sistema construtivo é até três vezes mais rápido do que a construção em alvenaria convencional. As peças são pré-fabricadas e cortadas sob medida, o que permite uma montagem organizada e eficiente. Além disso, diversas etapas são executadas simultaneamente, o que acelera a entrega e minimiza drasticamente o desperdício de materiais”, explica Esther.

Além do conhecimento do planejamento técnico, a introdução do Steel Frame na região exigiu, convencimento e disseminação do conhecimento, já que se tratava de um sistema construtivo inédito na região. “Apresentamos as principais vantagens para convencê-lo (dono da obra), como rapidez na construção, pouco desperdício, menos problemas inesperados, tendo um esquema mais flexível e levando a ter um maior conforto térmico”, relata a arquiteta.

O projeto também provocou impacto direto na comunidade profissional local, com arquitetos, engenheiros, estudantes e profissionais da construção civil, tendo interesse na obra e sua aplicabilidade. “Oferecemos visitas guiadas e compartilhamos o conhecimento prático da técnica, estimulando capacitação e difusão profissional”, acrescenta Esther. 

Além disso, a obra gerou oportunidades comerciais, com empresários locais buscando replicar soluções inovadoras em seus empreendimentos. “Diversos empresários da região entraram em contato em busca de projetos e alguns fizeram visitas ao canteiro de obras”, explica.

Entre as vantagens desse tipo de obra estão: rapidez (até três vezes maior que a alvenaria convencional), estrutura mais leve, flexibilidade para alterações, eficiência térmica e acústica, menor geração de resíduos — tornando a obra mais sustentável — além de cronogramas e orçamentos mais precisos, evitando perda de tempo e dinheiro.

O edifício também foi projetado para ter acessibilidade completa, incluindo rampas, elevador e banheiros adaptados para pessoas com deficiência (PCD). O térreo será destinado a espaço comercial; os andares superiores abrigarão uma clínica de saúde e qualidade de vida e salas comerciais, promovendo benefícios socioeconômicos diretos para a cidade.

“A construção do primeiro prédio em Steel Frame do Baixo Sul da Bahia representa um avanço pioneiro, trazendo uma tecnologia moderna, sustentável e de alto impacto. O sistema reduz custos, acelera prazos e minimiza resíduos, enquanto oferece mais qualidade e conforto aos usuários. Além de elevar o padrão construtivo local, a obra abre caminho para a difusão da técnica, gerando capacitação profissional e fortalecendo a economia regional”, concluiu Esther.

Com esse projeto, Esther Carneiro não apenas introduz uma nova tecnologia ao Baixo Sul, mas também trás um novo modelo que pode mudar a construção civil na região. Pois é  um modelo replicável de inovação construtiva, com efeitos multiplicadores na formação de profissionais, desenvolvimento econômico e aprimoramento da infraestrutura local.

VEJA MAIS

Agências da região recebem cartinhas do Papai Noel dos Correios para adoção

Há 36 anos, os Correios transformam sonhos infantis em gestos reais de solidariedade por meio…

Empresa lança aromatizador com cheiro de gasolina para compradores de carros elétricos

A transição para os veículos elétricos ganhou um elemento curioso na Finlândia. Para tornar a…

Imprudência ao volante termina em acidente fatal registrado por motorista

Um homem morreu após um grave acidente na ERS-448, em Nova Roma do Sul, na…