Ruas e praças da região viraram pontos para a prática de corrida por muitos moradores da região, pratica esportiva que vem aumentando o número de adeptos, refletindo inclusive em competições como a Corrida da Festa da Banana em Teolândia e a Corrida do Trabalhador em Gandu, que a cada edição, a muitos participantes e atrai ainda mais pessoas para esta praticar.
Gessica Neves, moradora de Presidente Tancredo Neves, conta que iniciou no esporte a partir de um desses eventos, onde uma loja levou a primeira corrida à cidade. “No início, foi difícil a falta de resistência, o cansaço, a respiração ofegante. Mas com o tempo a gente aprende a controlar, e tudo fica mais leve”. Ela conta que para quem começa em PTN, o principal desafio é a quantidade de ladeiras, mas isso ajuda a aumentar a resistência.
A prática da corrida é algo benéfico à saúde, melhorando a disposição e energia, controle do peso, melhora do sono, fortalecimento dos músculos e ósseo e benefícios para a saúde mental. “A corrida me trouxe uma sensação única, alívio, liberdade e vida. Além de melhorar muito o meu desempenho físico, ajudou no controle da ansiedade e trouxe equilíbrio emocional e mental”, relatou Gessica.
Além das corridas citadas, tem a Corrida Rústica do Cocão, no município de Wenceslau Guimarães, a Corrida da Prosperidade, em Itamari, e outras promovidas por empresas da região.
Gessica ainda dá dicas para quem queira iniciar nas corridas: “Não queira tudo de uma vez, vá no seu ritmo, devagar, com paciência. Aos poucos, você vai perceber sua evolução e vai sentir na pele como a corrida é uma atividade gratificante”.