O preço do cacau se estagnou em R$ 235 a arroba, após a forte queda registrada no final de janeiro, quando chegou a R$ 220 — o menor valor desde 2024, ano em que o produto teve uma alta histórica.
A queda no preço aconteceu, principalmente, por causa da importação de cerca de 16 mil toneladas de cacau da África, que chegaram ao Porto de Ilhéus em janeiro. A chegada dessa carga gerou protestos de produtores, que são contra a importação.
Mesmo com o preço estabilizado, os produtores continuam preocupados. Além de o valor estar abaixo do esperado, existe o medo de que o cacau importado traga doenças para as lavouras locais, semelhantes às que afetam grandes produtores mundiais, como Costa do Marfim e Gana.
Segundo informações do site Mercado do Cacau, o mercado internacional segue em baixa. A procura pelo produto diminuiu, o que fez aumentar os estoques em vários países. Nos Estados Unidos, por exemplo, há cerca de 50 mil toneladas de cacau armazenadas nos portos, o equivalente a mais de 1,8 milhão de sacas.







