Do Ballet ao Jiu Jitsu: Descubra agora todas as oficinas gratuitas que são oferecidas em Gandu

O CRAS de Gandu disponibiliza oficinas de esporte e artes através do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), em atividades que acontecem de segunda a sábado, em sua sede que fica no bairro do Matadouro e em outras localidades da zona urbana e rural do município.

O SCFV é um serviço complementar ao PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) que tem como objetivo apoiar famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. E visando materializar as ações individuais e coletivas, tem dentro desse acompanhamento as oficinas, que é uma estratégia para potencializar e qualificar as ações.

Larissa Araújo, secretária de Desenvolvimento Social de Gandu diz sobre as oficinas que, “trata-se na verdade de um subterfúgio para promover a convivência, as conversações e os fazeres por meio dos quais os vínculos entre os usuários e entre estes e os profissionais são construídos”.

Atualmente ocorrem oficinas de jiu-jítsu, capoeira, ballet, percussão, futebol e violão. Além de acontecer na sede no bairro do Matadouro, a oficinas por outros pontos da cidade que são na Renovação 1 e Juvêncio Leal. E na zona rural, acontecem na Água preta, Tararanga e Monte Alegre. E são atendidas em média 600 pessoas no SCFV, entre crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosos.

Larissa conta que a expectativa é que haja ampliação dos atendimentos por conta da demanda, principalmente na zona rural e que também já há um planejamento para abertura de novas oficinas. E que “todos os usuários do SCFV recebem acompanhamento técnico, bem como lanche também”.

Para quem queira participar dos serviços ofertados, deve se dirigir ao CRAS para ter acesso aos horários e às oficinas disponíveis, conforme os turnos e vagas residuais. Larissa diz que “as vagas em sua maioria já são preenchidas por famílias que são acompanhadas pela equipe técnica da Assistência Social no município”.

VEJA MAIS

Governo não traz de volta horário de verão em 2024, mas reavalia medida para 2025

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que o horário de verão não…

Projeto de lei cria o “Dia Helmarta Luz” para combater o feminicídio em Valença

A Câmara Municipal de Valença aprovou o projeto de lei Nº 047/2024, que institui o…

Rompimento de adutora faz o abastecimento de água em Gandu ser interrompido

A Embasa emitiu um comunicado informando a interrupção do abastecimento de água na sede e…