• Home
  • BRASIL
  • Piraí do Norte: Em meio a ataques, vereador Diego da Juliana pode perder o cargo por fraude eleitoral; entenda o caso

Piraí do Norte: Em meio a ataques, vereador Diego da Juliana pode perder o cargo por fraude eleitoral; entenda o caso

Em meio a uma série de ataques ao prefeito de Piraí do Norte, Dr. Fabiano, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Diego da Juliana, pode perder o seu cargo como vereador. A situação é causada por possível fraude na cota de gênero, relacionada a seu partido, o União Brasil, que além de Diego, tem o vereador Betinho do Caminhão, que também pode ser deposto do cargo.

Segundo informações, o processo por fraude na cota de gênero, é devido a uma candidata a vereadora que acabou ficando com 0 votos nas eleições de 2024, fazer campanha para outro candidato a vereador, tendo o adesivo dele no portão de sua casa, não ter pegado o material de campanha no comitê e não subi no palanque em eventos de campanha.

A entrada dessa mulher como candidata a vereadora em 2024 foi por conta de que outra que seria candidata não conseguiu efetuar sua candidatura, fazendo com que o partido ficasse sem a porcentagem de candidatas mulheres, que tem que ser de 30%, com relação à quantidade de homens.

E caso seja detectada uma fraude, onde uma mulher só está com o registro eleitoral, sem fazer campanha, todos os vereadores eleitos do partido são caçados. A lei é valida também caso o partido tenha uma quantidade maior de mulheres com cotas para homens.

A denúncia à justiça do caso foram feitas por dois candidatos a vereador que acabaram perdendo as eleições, buscando conquistar a vaga que o impeachment dos dois vereadores do União Brasil vai abrir.

Segundo uma fonte do Informe 73, a pressão que Diego da Juliana tem feito é por saber que vai perder o cargo. E com o impeachment de Dr. Fabiano, com seu vice, Dr. Junior, assumindo, o vereador poderia se favorecer desta situação, por ser próximo ao vice-prefeito de Piraí do Norte, que acabou rompendo com o prefeito ainda nos primeiros meses de mandato.

A Justiça Eleitoral vem dando parecer favorável às denúncias em fraudes de cota de gênero, tendo nesta semana três vereadores de Valença sendo depostos. O julgamento do caso do União Brasil de Piraí do Norte irá acontecer no dia 23 de maio.

VEJA MAIS

Atleta de Presidente Tancredo Neves, Mazola faz sua estreia internacional nesta sexta (16)

O lutador Joseilton Santos, conhecido como Mazola, fará sua estreia internacional no MMA nesta sexta-feira…

Desaparecimento de morador de Itamari na última terça (13), mobiliza familiares e amigos

O morador de Itamari, identificado como Marcos, está desaparecido desde a última terça-feira (13). Segundo…

Mulher é vista caminhando no meio da BR-101 e chama atenção pelo risco

Uma mulher foi vista na manhã desta quarta-feira (14) caminhando no meio da BR-101, nas…