Em meio a uma série de ataques ao prefeito de Piraí do Norte, Dr. Fabiano, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Diego da Juliana, pode perder o seu cargo como vereador. A situação é causada por possível fraude na cota de gênero, relacionada a seu partido, o União Brasil, que além de Diego, tem o vereador Betinho do Caminhão, que também pode ser deposto do cargo.
Segundo informações, o processo por fraude na cota de gênero, é devido a uma candidata a vereadora que acabou ficando com 0 votos nas eleições de 2024, fazer campanha para outro candidato a vereador, tendo o adesivo dele no portão de sua casa, não ter pegado o material de campanha no comitê e não subi no palanque em eventos de campanha.
A entrada dessa mulher como candidata a vereadora em 2024 foi por conta de que outra que seria candidata não conseguiu efetuar sua candidatura, fazendo com que o partido ficasse sem a porcentagem de candidatas mulheres, que tem que ser de 30%, com relação à quantidade de homens.
E caso seja detectada uma fraude, onde uma mulher só está com o registro eleitoral, sem fazer campanha, todos os vereadores eleitos do partido são caçados. A lei é valida também caso o partido tenha uma quantidade maior de mulheres com cotas para homens.
A denúncia à justiça do caso foram feitas por dois candidatos a vereador que acabaram perdendo as eleições, buscando conquistar a vaga que o impeachment dos dois vereadores do União Brasil vai abrir.
Segundo uma fonte do Informe 73, a pressão que Diego da Juliana tem feito é por saber que vai perder o cargo. E com o impeachment de Dr. Fabiano, com seu vice, Dr. Junior, assumindo, o vereador poderia se favorecer desta situação, por ser próximo ao vice-prefeito de Piraí do Norte, que acabou rompendo com o prefeito ainda nos primeiros meses de mandato.
A Justiça Eleitoral vem dando parecer favorável às denúncias em fraudes de cota de gênero, tendo nesta semana três vereadores de Valença sendo depostos. O julgamento do caso do União Brasil de Piraí do Norte irá acontecer no dia 23 de maio.