• Home
  • PRINCIPAL
  • Em premiação estadual de inovação, projeto de Gandu garante 2º lugar transformando casca de cacau em fertilizante

Em premiação estadual de inovação, projeto de Gandu garante 2º lugar transformando casca de cacau em fertilizante

O projeto EcoCasca, idealizado por estudantes de Gandu, conquistou o segundo lugar no JA Startup, programa promovido pela Junior Achievement Bahia em parceria com a empresa Cibra. A iniciativa reconhece soluções inovadoras para o agronegócio, desenvolvidas por jovens do Ensino Médio e Técnico de escolas públicas, com foco em sustentabilidade, ESG e impacto social.

Criado por alunos de um curso técnico da região, o EcoCasca propõe o reaproveitamento das cascas de cacau — que geralmente viram resíduo — para a produção de um fertilizante organomineral. A solução, além de devolver valor ao que antes era descartado, promete reduzir em até 80% o foco de doenças nos pomares, beneficiando diretamente a produção agrícola local.

O prêmio JA Startup percorreu nove cidades em três estados e contou com a participação de estudantes de mais de 15 cursos voltados ao agro. A competição selecionou cinco equipes finalistas entre nove grupos, que apresentaram suas ideias a uma banca formada por especialistas nacionais em inovação, ESG e empreendedorismo social.

 

VEJA MAIS

Mês da juventude terá feira de saúde, cursos e festival cultural em Wenceslau Guimarães

O município de Wenceslau Guimarães realizará, ao longo do mês de agosto, a programação do…

Gandu: Vereadores apoiam, povo clama, mas Elvécio se mantem em total silêncio sobre mudança do horário das sessões da Câmara

A Câmara Municipal de Gandu continua realizando suas sessões durante as manhãs de segunda-feira, após…

Unidades do Bradesco em Nova Ibiá e Piraí do Norte serão desativadas até o fim do ano

O processo de desativação de agências do Bradesco em cidades de menor porte já tem…