O governador Jerônimo Rodrigues autorizou nesta sexta-feira (24), em Valença, a licitação para a construção do Hospital e Maternidade Regional Costa do Dendê, que irá beneficiar o Baixo Sul da Bahia. Com um investimento superior a R$ 181 milhões, a nova unidade contará com 255 leitos, incluindo 45 de UTI adulto e neonatal, e será referência no atendimento hospitalar e materno-infantil.
A obra, que será conduzida pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), inclui uma maternidade com estrutura moderna e completa. Serão ofertados quartos PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto), uma Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, um Banco de Leite Humano e unidades de terapia intensiva. Além disso, o hospital terá serviços de urgência, internação pediátrica e adulta, além de um avançado centro cirúrgico.
Segundo Jerônimo, “esse projeto fortalece nossa rede de saúde e atende a uma demanda histórica do Baixo Sul. Vamos oferecer atendimento humanizado e de qualidade para milhares de pessoas, com foco na dignidade e no acolhimento”. Ele destacou que o hospital não apenas ampliará o acesso aos serviços de saúde, mas também melhorará significativamente a qualidade do atendimento na região.
Após boatos, esperava-se que o hospital fosse acontecer em Gandu, mas acabou que ele acabou sendo em Valença, possivelmente por conta de ter uma população maior. Enquanto Valença tem 85.655 habitantes, Gandu tem 32.178, segundo o Senso do IBGE de 2022.