A participação de Nilo Peçanha no projeto Parceiros da Mata, voltado ao fortalecimento da agricultura familiar e das comunidades tradicionais, foi marcada por uma crítica nas redes sociais do ex-candidato a vice-prefeito Ramon Malta. Em comentário feito no perfil do Informe73, que entrevistou a prefeita Jaqueline Soares sobre o tema, ele questionou a efetividade da proposta diante da precariedade das estradas rurais do município.
“É vergonhoso ter parte expressiva da população na zona rural e a gente não conseguir ter o direito de ir e vir garantido, pois não há cascalho em parte expressiva das estradas”, escreveu. Em outro trecho, afirmou: “Quero saber como o serviço de ATER fornecido pelo governo via Parceiros da Mata vai chegar na casa dos agricultores se só há estrada adequada no marketing”.
O comentário foi feito em meio à divulgação do projeto, que tem como proposta ampliar a assistência técnica e fortalecer políticas públicas para quem vive no campo. A prefeita participou do evento de apresentação em Gandu, e defendeu a iniciativa como uma ferramenta para aproximar os serviços do poder público das comunidades rurais.