Após a aprovação do fim da obrigatoriedade da autoescola, novas mudanças continuam sendo adotadas no processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A partir desta segunda-feira (26), a prova de baliza deixa de ser obrigatória no exame prático de direção em alguns estados do país.
A retirada da manobra já foi confirmada pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) do Amazonas, Espírito Santo, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul. De acordo com informações apuradas pela revista Autoesporte, outros estados ainda avaliam a adoção da medida.
Por outro lado, Acre, Bahia, Paraíba, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe informaram que continuarão exigindo a baliza durante o exame prático. A diferença ocorre porque cada Detran possui autonomia para definir suas próprias normas, dentro das diretrizes gerais do Código de Trânsito Brasileiro.
Nos estados que adotaram a mudança, a avaliação prática passa a ser realizada exclusivamente em percurso, sob acompanhamento de um examinador do Detran. Com isso, a manobra de estacionamento em vaga paralela à guia — conhecida como baliza — deixa de ser avaliada.
Segundo o Detran de São Paulo, o trajeto do exame permanece conforme o modelo atual, incluindo conversões à direita e à esquerda, uso correto das setas, realização de parada em local permitido e condução segura e responsável em situações normais de trânsito.
No Mato Grosso do Sul, por exemplo, a prova prática deverá ter duração mínima de 10 minutos. Durante esse período, os candidatos deverão realizar, entre outras exigências, conversões à direita e à esquerda, estacionamentos laterais, percurso em linha reta com distância mínima estabelecida e manobras de retorno, inclusive em canteiro central, quando houver.






