Forças estaduais e federais de Segurança Pública deflagraram, na manhã desta terça-feira (18), a Operação Alta Potência 2, que resultou no cumprimento de 15 mandados de prisão contra integrantes de uma facção baiana ligada a uma organização criminosa de São Paulo. Uma das prisões ocorreu no município de Gandu, no Baixo Sul da Bahia.
Dos mandados, 14 foram cumpridos na Bahia e um em São Paulo, na cidade de Guarulhos, onde foi capturado um suspeito apontado como responsável pela movimentação financeira da facção.
Em Gandu, além do cumprimento da ordem judicial, policiais localizaram um integrante do grupo em posse de arma e drogas. Durante o cerco, houve confronto e o suspeito foi ferido, sendo socorrido para uma unidade de saúde do município. No local, foram apreendidos um revólver, munições, maconha e celulares.
As ordens judiciais foram executadas em cidades da Bahia — Salvador, Jequié, Ipiaú, Serrinha, Itagibá, Ubatã, Gandu, Ilhéus, Porto Seguro e Ibirataia — além de ações em Guarulhos e Franca (SP), Sacramento (MG) e Barra Velha (SC).
A operação mobilizou cerca de 250 policiais das forças estaduais e federais. As investigações ganharam força em fevereiro de 2025, após a prisão do líder da organização criminosa, capturado em Barra Velha (SC), onde estava escondido.
A Operação Alta Potência 2 segue em andamento.

