• Home
  • BRASIL
  • Famílias brasileiras estão menos endividadas e mais cautelosas com gastos

Famílias brasileiras estão menos endividadas e mais cautelosas com gastos

Uma pesquisa realizada a pedido da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada na última quinta-feira (6), apontou uma melhora no nível de endividamento das famílias brasileiras. Em janeiro, o percentual de famílias com dívidas caiu para 76,1%, representando uma redução de 0,6 ponto percentual em relação a dezembro e de 2 pontos percentuais na comparação com o mesmo período de 2024.

O cartão de crédito continua sendo a modalidade mais utilizada pelos consumidores, representando 83,9% das dívidas registradas – um número 3% menor do que o verificado no início de janeiro.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) também analisou a capacidade de pagamento das famílias. Em janeiro de 2025, 29,1% dos lares possuíam dívidas em atraso e 12,7% declararam que não conseguiriam quitá-las. Em dezembro, esses números eram 29,3% e 13%, respectivamente. Já em janeiro de 2024, eram 28,3% e 12%. Foi a primeira redução na inadimplência desde julho de 2024.

As dívidas comprometem, em média, 30% da renda familiar, mas essa percepção pode indicar uma postura mais conservadora dos consumidores em relação aos gastos.

No entanto, entre as famílias mais vulneráveis – aquelas com renda de até três salários mínimos –, o endividamento aumentou, alcançando 79,2% desse grupo. Além disso, 18,4% dessas famílias afirmaram que não terão condições de pagar suas dívidas. A pesquisa também revelou que um quinto das famílias endividadas compromete mais da metade da sua renda com pagamentos.

Apesar da melhora nos índices atuais, a CNC prevê um aumento do endividamento ao longo do ano. Segundo a estimativa, os percentuais devem voltar a subir a partir de março, encerrando 2025 com 77,5% das famílias endividadas e 29,8% inadimplentes.

VEJA MAIS

Vaquinha para ajudar dona de casa incendiada nesta terça (16); veja como ajudar

Uma vaquinha está sendo organizada para ajudar a moradora de uma casa que pegou fogo…

 Morador flagra descarte irregular e queima de lixo no Cocão

Um morador flagrou o descarte irregular de lixo às margens do rio, na região da…

Após cinco incêndios em quatro meses, bombeiros voluntários de Gandu pedem mais apoio do poder público

Nos últimos quatro meses, cinco incêndios residenciais foram registrados na região. Diante da situação, os…