• Home
  • Região
  • Farmacêutico explica como conseguir remédios de alto custo de forma gratuita

Farmacêutico explica como conseguir remédios de alto custo de forma gratuita

O programa Fluxo dos medicamentos especializados do Governo do Estado da Bahia fornece medicamentos de alto custo gratuitamente. Para isso é necessário fazer um cadastramento na Secretaria de Saúde do Município e, em Gandu, esse cadastro é feito pelo farmacêutico Flávio dos Santos e ele traz informação de como se cadastrar.

Flávio conta que para o cadastro é necessário procurar ele na Secretaria de Saúde de Gandu (caso o paciente seja de Gandu), onde ele atende na segunda e quarta, pela manhã, sendo necessário levar cópias do RG, CPF, CNS (carteira do SUS) e comprovante de residência, precisa destes formulários preenchidos, assinados e carimbados pelo médico solicitante. Segundo ele, cada medicamento deve ter um exame e formulário específico para poder fazer o pedido.

Em relação à burocracia no processo, ele conta que o governo não dá o remédio simplesmente, não dá para quem quer estar com a receita e quer tomar remédio, ela precisa comprovar que realmente precisa tomar”. “E todos os medicamentos têm termos necessários, o médico preenche e assina tudo, os pacientes também precisam assinar e cada medicamento tem seu exame específico”, ele completa.

Além disso, o paciente deve fazer um recadastramento a cada seis meses, no qual o processo é mais simples, necessitando apenas da receita e do laudo médico, assim o paciente tem acesso gratuito durante o tempo que precisar fazer o uso.

Sobre o tempo necessário do cadastro até o recebimento dos medicamentos, Flávio afirma que é de um mês, sendo o tempo de envio da documentação através da 5° DIRES e o recebimento da medicação na Secretaria Municipal de Saúde. E ele alerta que os pacientes devem estar atentos ao prazo, já que devem voltar até a secretaria para ver se foi liberada a medicação e se está disponível.

Há uma variedade de medicações disponíveis, como ursacol, adalimumabe, alfaepoetina, betaferon, atorvastatina e para saber mais sobre quais remédios podem ser adquiridos pelo programa, a um site de acesso aberto para população que lista as doenças e quais medicamentos estão disponíveis para ela. 

A Secretaria Municipal de Saúde de Gandu fica em frente à Câmara de Vereadores da cidade, na rua Manoel Libânio da Silva e para quem é de outra cidade, deve buscar informação na secretaria do município para se inscrever no programa.

VEJA MAIS

Márcio Tarantine elogia São João de Gandu e convida público para o Forró do Jegue neste domingo

Presente no São João de Gandu, o prefeito de Nova Ibiá, Márcio Tarantine, elogiou a…

“Sou babona do meu comércio”, diz Prefeita Dai ao destacar impacto do São João de Gandu na economia regional 

Durante entrevista ao Informe73 na noite desta sexta-feira (20), a prefeita de Gandu, Dai de…

Sem atrasos, show de Eric Land começa pontualmente às 22h em Gandu, afirma Prefeitura 

A Prefeitura de Gandu informou que o cantor Eric Land fará, às 22h deste sábado …