Ícone do site Informe 73

Gandu: Após homem tomar banho no Lago Azul, Prefeitura esclarece se é ou não permitido

Na última sexta-feira (21), um homem pulou no Lago Azul para tomar banho e o vídeo desse ocorrido logo viralizou nas redes sociais. E isso gerou dúvida por parte das pessoas, se é permitido nadar no lago, já que não é comum ver esta cena. Para saber se a água do local é permitida para o banho, o Informe 73 buscou informações com a prefeitura para entender a situação do local.

Em nota, foi informado que “o Lago Azul não é indicado para banho. Embora seja um importante cartão-postal da cidade, o local não possui condições seguras para entrada na água, especialmente para crianças, devido às características naturais de profundidade e instabilidade do terreno ao redor”.

A nota ainda diz que a água apresenta alta concentração de nutrientes e matéria orgânica, favorecendo o crescimento de cianobactérias, sendo um processo comum em ambientes naturais fechados e pode representar riscos à saúde em caso de contato direto.

“Ressaltamos que não há esgoto sendo direcionado ao lago, porém o acúmulo de nutrientes ao longo do tempo exige cuidado. Por isso, a orientação técnica é clara: o lago deve ser apreciado apenas como espaço de contemplação, não sendo adequado para banho”, diz a nota.

A prefeitura ainda diz que monitora a área e que visitantes respeitem as recomendações de segurança.

Sair da versão mobile