No domingo (10) acontecerá a primeira etapa do Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu em Gandu. O evento será no Ginásio de Esportes da cidade e começa às 9h com as pesagens e às 10h, se inicia as lutas e durará todo o dia, a entrada é 1kg de alimento, que será revestido a famílias carentes da cidade.
Jackson Cardoso, que é mestre da academia Ratos de Tatame e um dos realizadores do evento, conta que é um evento que acontece de quatro a cinco etapas por ano, na qual em 2024, Gandu sediará a primeira etapa da competição que é de nível estadual.
Com categorias que vão desde crianças de cinco anos de idade até adultos de 50 anos de idade, de variadas faixas. Jackson conta que busca trazer uma média de 300 atletas para participar do evento, com participantes de Gandu, Eunápolis, Itabuna, Ilhéus, Santo Antônio de Jesus, Jequié e entre outros, atraindo cerca de 50 academias de toda Bahia.
Jackson conta que, “com esse evento, conseguimos mostrar o esporte de uma forma grandiosa e como é aberto, as pessoas podem ir e voltar, para ver as competição, que terá atletas de Gandu, promovendo o esporte de forma gratuita para a população, podendo assim conhecer o esporte e o seu lado bom, que todo esporte tem seu lado bom.
Esta é a segunda vez que Gandu recebe a competição, a primeira foi no ano de 2018 e levou cerca de cinco mil pessoas, que passaram pelo ginásio durante todo o dia do evento.
O evento é feita com a parceria da Escola de Jiu-jitsu Ratos de Tatame, Federɑção Bɑiɑnɑ de Jiu-Jitsu Olimpico (FBJJO), Prefeitura de Gandu e comercio local.