Na última quinta-feira (18), saiu o resultado do Novo PAC Seleções 2025, voltado para obras de micro e macrodrenagem e contenção de encostas. A Bahia foi contemplada com R$ 1,3 bilhão, que será investido em intervenções em 29 municípios. O anuncio foi feito em uma cerimonia em Brasília, com o presidente Lula e autoridades, federais, estaduais e municipais e Gandu, Nilo Peçanha e Teolândia foram contemplados.
Segundo Jerônimo Rodrigues, o investimento representa mais segurança e qualidade de vida para os baianos. “Esse recurso vai transformar a vida de milhares de famílias, evitando enchentes e deslizamentos. É um cuidado com o povo e um compromisso com a segurança das nossas cidades”, afirmou o governador.
Outras cidades contempladas na Bahia, foram: Salvador, Jacobina, Juazeiro, Santo Amaro, Camaçari, Camacan, Itabuna, Eunápolis, Ipiaú, Ilhéus, Ubaíra, Itororó, Mundo Novo, Candeias, Vitória da Conquista, Medeiros Neto, Dário Meira, Itapetinga, Porto Seguro, Bom Jesus da Lapa, Pau Brasil, Santa Cruz Cabrália, Valença, Ibicaraí, Nazaré e Simões Filho.
Lula reforçou que o objetivo do programa é salvar vidas e melhorar a qualidade de vida da população que vive em áreas de risco. “São valores que precisam se transformar em melhorias para os bairros e para a vida das pessoas”, declarou. Os recursos virão do Orçamento Geral da União (OGU) e do FGTS.