A Câmara Municipal de Gandu continua realizando suas sessões durante as manhãs de segunda-feira, após a mudança do horário por conta da pandemia de COVID-19 em 2020. E ter mantido esse horário tem dificultado o acompanhamento por parte da população, já que muitos estão em horário de trabalho.
Esse cenário motivou um grupo de moradores a organizar um abaixo assinado pressionado para alterar o horário das sessões, que só pode ser feito por decisão do presidente da Casa, Elvecio Borges, que até o momento não demonstrou o mínimo interesse em atender ao pedido.
Alguns dos vereadores também apoiam a mudança do horário das sessões. Ariella, Piloto de Chicurinha, Jai das Casas Populares e Robério Marambaia já se manifestaram sobre, pedindo que aconteça à noite.
O abaixo-assinado circulou amplamente por grupos de WhatsApp e já reúne diversas assinaturas, refletindo a insatisfação de parte da população com a falta de acessibilidade às discussões e votações em plenário. Passadas duas semanas desde o início da campanha, ainda não houve nenhuma resposta de Elvecio, deixando a entender que o presidente da casa não tenha interesse na mudança, mesmo que o povo esteja pedindo.
O horário pela manhã acaba afastando a população de acompanhar o que é dito e feito na Câmara Municipal, excluindo basicamente os maiores interessados, a população, em decisões que as afetam diretamente, e mesmo que possa ser transmitido via internet ou rádio, por conta dos afazeres diários, acaba sendo algo que fica em segundo plano. Assim, se faz necessário a mudança, para que a população possa exercer seus deveres de cidadãos.