• Home
  • BRASIL
  • Governo anuncia concurso com 2 mil vagas para a Polícia Federal

Governo anuncia concurso com 2 mil vagas para a Polícia Federal

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou nesta quarta-feira (29) a realização de um novo concurso da Polícia Federal para o preenchimento de 2 mil vagas, ampliando o efetivo da corporação de 13 mil para 15 mil policiais. O anúncio foi feito no Palácio do Planalto após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que autorizou a realização da seleção pública.
Lewandowski destacou a importância do reforço no efetivo para o combate ao crime organizado, a segurança das fronteiras e a luta contra crimes ambientais. A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, informou que a portaria interministerial autorizando o concurso será publicada em até duas semanas, detalhando o número exato de vagas e os cargos disponíveis.

As oportunidades serão distribuídas entre os cinco cargos da PF: delegado, escrivão, papiloscopista, agente e perito. A previsão é que mil profissionais sejam chamados em 2025 e outros mil em 2026. Segundo a ministra, o governo priorizou esse concurso para que os novos policiais ingressem o mais rápido possível, com nomeações previstas para o final deste ano ou início de 2026.

O governo também reforçou que os recursos para a realização do concurso já estavam previstos na Lei Orçamentária Anual, garantindo que a seleção não afetará a meta de economia de R$ 1 bilhão anunciada para concursos públicos.

VEJA MAIS

Sebrae realiza palestra gratuita sobre vendas e relacionamento com clientes em Wenceslau Guimarães

No dia 30 de setembro, o Sebrae promoverá uma palestra gratuita voltada para estratégias de…

Prefeita de Nilo Peçanha reforça grupo que pede a melhoria da BA-250 em visita a Salvador

A prefeita de Nilo Peçanha, Jacqueline Soares, participou em Salvador de uma reunião com o…

Homem é preso em cidade baiana por estupro cometido em Gandu

A Polícia Civil da Bahia cumpriu, na manhã de quinta-feira (11), um mandado de prisão…