• Home
  • Região
  • Grupo de Gabriel de Parísio tentou anular divulgação de pesquisa que saiu na última quarta-feira (2)

Grupo de Gabriel de Parísio tentou anular divulgação de pesquisa que saiu na última quarta-feira (2)

A pesquisa divulgada na última quarta-feira (2), que mostra Antônio Lopes com 12,5 pontos a frente, teve um pedido feito a justiça pelo grupo de Gabriel de Parísio para não ser divulgada, o que foi negada pelo juiz eleitoral. O processo diz que a pesquisa eleitoral foi acusada de irregularidades metodológicas e falta de informações.

Uma das alegações no pedido, foi relacionado a não ter o registro de quem pagou a pesquisa, mas segundo o juiz, uma nota fiscal foi anexada, o que supriu a exigência de comprovação. Sobre a faixa de renda que está dentro da pesquisa, o magistrado entendeu que mesmo diferente do critério estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não era grave o suficiente para justificar a suspensão da pesquisa.

A decisão também faz referência a precedentes jurisprudenciais que estabelecem que a Justiça Eleitoral deve ter intervenção mínima em questões metodológicas das pesquisas eleitorais, deixando as escolhas técnicas a critério das empresas que realizam as pesquisas, desde que cumpram os requisitos formais previstos na legislação.

Diante disso, o juiz concluiu que não havia elementos suficientes para justificar a suspensão da pesquisa e indeferiu a liminar solicitada. A decisão ainda determinou a notificação das partes e a citação da autoridade coatora e demais envolvidos, para que possam apresentar suas manifestações no decorrer do processo.

A pesquisa mostra Lopes com 51,75% das intenções de votos a prefeitura de Wenceslau Guimarães, enquanto Gabriel é mostrado com 39,25. Já 8% das pessoas ouvidas, não souberam ou não opinaram, enquanto, 1% disseram anular ou votar em branco.

VEJA MAIS

Mais de 50 encomendas com drogas são apreendidas em centro dos Correios na Bahia

Mais de 50 encomendas contendo entorpecentes foram apreendidas nesta sexta-feira (27) durante uma operação da…

Em premiação estadual de inovação, projeto de Gandu garante 2º lugar transformando casca de cacau em fertilizante

O projeto EcoCasca, idealizado por estudantes de Gandu, conquistou o segundo lugar no JA Startup,…