• Home
  • Região
  • Há mais de 20 anos, Filarmônica leva o ensino de música para crianças e adolescentes de Wenceslau Guimarães

Há mais de 20 anos, Filarmônica leva o ensino de música para crianças e adolescentes de Wenceslau Guimarães

A Filarmônica Amigos da Música (AFAM) é uma instituição cultural que trabalha com a música desde 2001 em Wenceslau Guimarães, tendo turmas de iniciação musical para crianças de seis anos e fazendo apresentações até mesmo no desfile de 2 de julho em Salvador. Atualmente, a filarmônica atende 120 crianças, que é a sua capacidade máxima, tendo uma lista de espera com 25 crianças, já que o espaço não comporta mais.

Segundo Bruno Santos, coordenador e maestro da filarmônica, já foram mais de 700 apresentações em 15 cidades, com mais de 5.000 espectadores, tendo se apresentado no desfile de 2 de julho, onde já presentaram seis vezes, onde Bruno diz ser o que mais marcou a banda. E todas as apresentações podem ser vistas no YouTube e Instagram da filarmônica.

Criada pelo maestro Cláudio Jesus dos Santos, que era músico e chegou a Wenceslau Guimarães no ano de 1999, teve a iniciativa de dar aula de música na igreja e, após o município receber alguns instrumentos, ele deu início à banda.

As oficinas são divididas em diversos níveis de conhecimento, habilidade e idade, tendo seu início com seis anos, tendo aulas de flauta doce para sua iniciação musical. Após um ano, essas crianças vão para o núcleo de sopro, onde terão contato com instrumentos como clarinete, trompete e entre outros. Depois dessa fase inicial, os alunos vão para a fase intermediária, aonde vão para a preparação para a banda oficial, que dura três anos até chegar nela.

Para quem deseja participar do projeto, todos são acolhidos e, mesmo não podendo atendê-las imediatamente, é feito o cadastro e essa criança fica na lista de espera e a turma que está na lista de espera é automaticamente matriculada. Para matrícula, é necessário levar o comprovante de residência, cópias de identidade e registro das crianças e responsáveis.

VEJA MAIS

Governo não traz de volta horário de verão em 2024, mas reavalia medida para 2025

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que o horário de verão não…

Projeto de lei cria o “Dia Helmarta Luz” para combater o feminicídio em Valença

A Câmara Municipal de Valença aprovou o projeto de lei Nº 047/2024, que institui o…

Rompimento de adutora faz o abastecimento de água em Gandu ser interrompido

A Embasa emitiu um comunicado informando a interrupção do abastecimento de água na sede e…