Cinco homens morreram e 10 foram presos na manhã desta quarta-feira (19) durante uma operação da Polícia Civil contra suspeitos de homicídios, tráfico de drogas e roubos de veículos na Bahia. Segundo a polícia, Luís Cláudio dos Santos Passo, apontado como um dos chefes do grupo criminoso, foi morto em confronto com os agentes em Presidente Tancredo Neves.
Em Salvador, outros quatro suspeitos também morreram em tiroteios com as forças de segurança. Entre eles estavam Israel de Jesus dos Santos, considerado “braço direito” de Luís Cláudio, além de Leonardo Oliveira Rebouças e Erick de Carvalho Rodrigues, identificados como gerentes do grupo, e Roberto Rivelino Miranda de Oliveira, apontado como comandante da quadrilha.
Durante a operação, os policiais apreenderam armas, drogas, munições, granadas, anotações, dinheiro e celulares.
As investigações do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) apontam que o grupo tem ligação com pelo menos sete homicídios, incluindo o assassinato de uma criança de 11 anos em novembro de 2023, no bairro de Vila Canária. Outras vítimas da quadrilha foram identificadas, com crimes ocorrendo entre 2023 e 2024, todos relacionados ao tráfico de drogas.
Entre os 10 presos, nove já tinham mandados de prisão em aberto, e sete desses foram cumpridos dentro do sistema prisional. Uma mulher foi detida em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.
A Operação Reciclagem mobilizou 344 agentes e contou com o envolvimento de diversas unidades da Polícia Civil, além do apoio da Polícia Militar e do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (GEOP) da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).