O presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, conversou com o Informe 73, durante o evento sobre o Parceiros da Mata, em Gandu, nesta terça-feira (8).
Ele conta que fazer investimento na agricultura familiar na Bahia é impulsionar a atividade econômica, pois é quem coloca alimento na mesa da população. E por conta disso, o governador Jeronimo Rodrigues foca nessa área em suas ações como governador, também por ser de origem de um município do interior do estado.
Jeandro conta que a agricultura familiar tem o objetivo de produzir para consumo próprio, com o excedente servindo para a venda, e por isso, o produtor tem que produzir várias vezes no mesmo ambiente, lavrando a terra com as condições agroecológicas já estabelecidas, para ter longevidade.
E por conta disso, o Parceiros da Mata fará investimento para geração de emprego e renda, com olhar na sustentabilidade, com um esforço do coletivo, onde o estado não fará isso sozinho, se juntando com movimentos sociais, entidades de classe, as prefeituras, para dar eficiência ao projeto.
Ao ser perguntado sobre como garantir que o produtor rural seja ouvido, Jeandro conta que as secretarias de agricultura dos municípios irão ser um espaço para ouvir os agricultores, onde já se pode ver prefeitos engajados na agenda, tendo um escritório da CAR no Baixo Sul, localizado em Valença.
O evento contou com prefeitos da região, representantes dos municípios da região, Cida Olivia, coordenadora do projeto Parceiros da Mara e outras autoridades locais.