As Enem 2025 começaram nesta segunda-feira (26) e seguem abertas até o dia 6 de junho, e devem ser feitas pela Página do Participante, disponível no site oficial do exame.
Neste ano, pela primeira vez, estudantes concluintes do ensino médio, matriculados em qualquer modalidade em escolas da rede pública, foram pré-inscritos automaticamente no sistema. No entanto, precisam acessar a plataforma para confirmar a inscrição e escolher qual será a língua estrangeira da prova.
Todos os participantes que necessitam de atendimento especializado devem fazer a solicitação no momento da inscrição. Para quem não obteve a isenção da taxa, será necessário efetuar o pagamento de R$ 85 até o dia 11 de junho, por boleto, PIX, cartão de crédito ou débito. Após a quitação desse valor, a inscrição será considerada confirmada.
Mesmo quem teve o pedido de isenção aceito precisa se inscrever, caso contrário, não poderá realizar a prova. Aqueles que irão prestar o exame para obter o certificado de conclusão do ensino médio ou a declaração parcial de proficiência e que estejam inscritos no CadÚnico não precisam pagar a taxa. Os concluintes do ensino médio em escolas públicas também terão direito automático à isenção.
Os resultados do exame poderão ser utilizados para a certificação de conclusão do ensino médio, além da inscrição pré-preenchida no sistema para os concluintes da rede pública.
Para se inscrever, o interessado deve acessar a Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante/#!/). Em seguida, é necessário fazer login com a conta gov.br, informar seus dados pessoais, indicar se necessita de atendimento especializado, escolher a língua estrangeira, preencher o formulário socioeconômico, fornecer contatos atualizados e enviar uma foto recente que será utilizada para identificação no dia da prova. Por fim, é preciso confirmar todas as informações.