Há alguns dias, o perfil oficial no Instagram do São João de Gandu está fora do ar. A página é utilizada para fazer a divulgação da rede social, sendo derrubada pela Meta (empresa dona do Instagram) e pode ter sido provocada por questões de direitos autorais, por conta do Reel, que mostram alguma das atrações da festa de 2024.
Segundo Yuri Moreira, especialista em marketing digital, o Reel que pode ter derrubado a página, está a divulgação de seis artistas que estarão presentes no São João de Gandu, mostrando eles com um trecho de uma música e pela quantidade de nomes, as músicas podem não ter sido creditada a todos, então a gravadora de um dos artistas pode ter gerado essa queda.
A Prefeitura de Gandu já está tentando reverter a situação, trabalhando com um advogado especializado e em contato com um funcionário da Meta no Brasil, para tentar agilizar a situação. Caso não tenha a possibilidade de a página poder voltar ao ar, será feito um novo perfil para a divulgação do São João de Gandu de 2024.
Em uma captura de tela a que o Informe 73 teve acesso (logo ao lado), mostra o e-mail da Meta recebido pela ASCOM (assessoria da Comunicação) da Prefeitura e Gandu, falando que o perfil foi desativado por descumprir diretrizes da comunidade, na qual a violação de direitos autorais se enquadra.