O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, defendeu nesta quinta-feira (25) que os municípios criem espaços específicos para a prática de paredões e para o chamado “grau” de motociclistas. A ideia, segundo ele, é regulamentar essas atividades em locais controlados, evitando prejuízos à convivência social, impactos à saúde pública e reduzindo o número de acidentes.
Jerônimo destacou que os paredões, por exemplo, não podem acontecer em qualquer ambiente, especialmente em áreas residenciais ou próximas a pessoas com maior sensibilidade ao som, como idosos e autistas. Para ele, é preciso garantir locais exclusivos, a exemplo do que ocorre com o futebol em estádios.
Em Gandu, a vereadora Ariella Calheira já havia apresentado uma proposta nesse mesmo sentido, sugerindo que o município disponibilize espaços adequados para paredões e para a prática do “grau”. A medida, segundo ela, além de oferecer segurança e fiscalização, pode ajudar a transformar essas manifestações em alternativas culturais e de lazer sem comprometer o bem-estar coletivo.