Nesta sexta-feira (23), vai acontecer o julgamento que pode caçar os mandatos dos vereadores de Piraí do Norte, Betinho do Caminhão e Diego da Juliana, ambos do União Brasil, por conta de uma suposta fraude na cota de gênero, durante as eleições de 2024.
Durante a campanha eleitoral, uma candidata a vereadora que acabou ficando com 0 votos, e há indícios que a mesma fez campanha para outro candidato a vereador, tendo o adesivo dele no portão de sua casa, ela não teria pegado o próprio material de campanha no comitê e não subiu no palanque em eventos de campanha.
Segundo informações, esta mulher se candidatou a vereadora por conta de que outra, que seria postulante ao cargo, não conseguiu efetuar sua candidatura, fazendo com que o partido ficasse sem a porcentagem de candidatas mulheres, que tem que ser de 30%, com relação à quantidade de homens. E, em caso de fraude na cota de gênero, todos os vereadores do partido acabam perdendo o mandato.
A denúncia à justiça do caso de suposta fraude de gênero foi feita por dois candidatos a vereador que acabaram perdendo as eleições e podem se beneficiar caso os dois vereadores do União Brasil sejam depostos.
O julgamento é para caçar os mandatos do União Brasil em Piraí do Norte, assim, caso Betinho e Diego sofram impeachment, os vereadores terão que ser de outros partidos.