Foi lançado nesta terça-feira (9) o novo aplicativo CNH do Brasil, que irá substituir a Carteira Digital de Trânsito (CDT) e mudar as regras para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. A proposta é tornar o processo mais simples, digital e barato.
Entre as principais novidades está o fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas. O curso teórico será gratuito e realizado pelo aplicativo, sem exigência de carga horária mínima. O candidato poderá usar o próprio veículo e contratar instrutores autônomos credenciados pelo Detran. As aulas práticas mínimas serão reduzidas de 20 para apenas 2 horas.
Exames médico e psicológico, coleta de biometria, prova teórica e prova prática continuarão sendo feitos presencialmente. Quem for reprovado na prova prática poderá refazê-la sem custo. Também deixa de existir o prazo máximo de um ano para concluir o processo.
Segundo o ministro Renan Filho, as mudanças podem reduzir em até 80% o valor da CNH, que hoje pode chegar a R$ 5 mil. Além disso, será criada a renovação gratuita para o chamado “bom condutor”, ou seja, quem não tiver infrações no ano anterior à renovação do documento.
Apesar da digitalização, quem preferir ainda poderá continuar o processo por meio das autoescolas tradicionais.






