Neilton Santana dos Santos, 40 anos, conhecido pelos codinomes “Willian”, “Coroa”, “Pai” ou “Bruxo”, foi morto durante uma operação policial na manhã desta sexta-feira (9) no bairro do Cajueiro, em Salvador. A ação conjunta envolveu equipes do FICCO Bahia, 9ª COORPIN/Jequié, CIPE Central, COOPM e BPATAMO.
Considerado pela polícia como líder de uma organização criminosa que atuava em Ibirataia e outros seis municípios da região sul da Bahia – Gandu, Nova Ibiá, Itamari, Apuarema, Ipiaú e Ubatã -, Neilton era investigado por envolvimento direto em pelo menos cinco homicídios e por supostamente ordenar diversos outros crimes na região.
Segundo o Blog Ocorrência Policial, durante a operação, os policiais apreenderam duas pistolas, munições e um carregador alongado. O criminoso já possuía duas condenações por homicídio e estava foragido do Conjunto Penal de Jequié desde 2023. Contra ele, havia dois mandados de prisão em aberto, expedidos pelas Comarcas de Jequié e Ibirataia.
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) afirmou que a operação representa um avanço significativo no combate ao crime organizado no estado e destacou que as investigações continuam para desarticular completamente a facção comandada por Neilton.
A morte do líder criminoso ocorre em meio a uma série de operações policiais que visam coibir a ação de organizações criminosas tanto na capital baiana quanto no interior do estado. As autoridades reforçaram o compromisso de continuar atuando com rigor contra a criminalidade violenta na região.