• Home
  • Região
  • Liga Ganduense de Basquete tem suas finais na próxima semana

Liga Ganduense de Basquete tem suas finais na próxima semana

Com nomes misturando bairros de Gandu com times da NBA, a Liga Ganduense de Basquete se aproxima de suas finais de sua segunda edição, que serão disputadas em três partidas, entre Leal Warriors e Emília Lakers. A primeira partida será dia 28 (domingo) no Ginásio de Esportes, às 9h, dia 1 (quarta) acontece o segundo jogo na quadra do CETEP e caso cada equipe ganhe uma partida, acontecerá a terceira partida, que será dia 5 (domingo), novamente no Ginásio de Esportes.

Leal Warriors, sendo o atual vice-campeão da liga, é inspirado no Golden State Warriors e enfrenta o Emília Lakers, batizado pelo Los Angeles Lakers, mas na primeira edição foi o Emília Nets, nomeado por conta do Brooklyn Nets. Além deles, tem o Teotônio Raptors, que recebe o nome do time do Toronto Raptors e o Eliseu Lehawks, com o Atlanta Hawks.

O presidente da Associação Ganduense de Basquete (AGB), que organiza a competição, Jhon Cruz, conta que os nomes surgiram de brincadeiras após os babas, onde já misturavam os nomes de equipes e bairros de Gandu e com os primeiros torneios 3×3 (3 jogadores por equipe) feitos pela Associação, adotaram esses nomes para a Liga. Jhon completa dizendo que “hoje a galera tem identificação, as pessoas dos bairros pedindo camisa e as de fora comentando nas redes sociais que acha interessante”.

Alan Cunha, idealizador da liga, conta que “tivemos a ideia de fazer um campeonato 3×3 e foi um sucesso. Daí surgiu a ideia de fazer um campeonato 5×5, muito mais trabalhoso, com datas, juízes, logística, mais jogadores, etc. A princípio, a ideia ficou na geladeira na pandemia. Nunca havia existido campeonato de basquete anteriormente, foi um marco para nossa Associação”.

Alan ainda nos conta que “foram eleitas 2 comissões, uma para arbitragem, definição para as partidas de árbitros e mesários e workshop com os pretensos árbitros e a comissão de mídia, responsável pela divulgação e sonorização e filmagem das partidas da liga”.

Jhon diz que a liga visa fomentar um calendário local em relação ao basquete, promover um amadurecimento dos jogadores mais novos que não estão na seleção principal de Gandu, para se desenvolverem mais rápido e poder representar a cidade. E completa, “jogo basquete desde 2006 e vejo os mais jovens assimilando mais rápido e a cada ano que passa o nível tem sido bem melhor, temos conseguido melhorar nossos resultados em competições e por ano revelamos cinco, seis jogadores bons”.

Todas as partidas são filmadas, editadas e publicadas no YouTube no Canal AGB. Além do programa Liga AGB, que passa no Facebook da AGB a cada duas rodadas, para falar sobre os jogos, tendo um jogador destaque como convidado. E o Instagram para informações sobre jogos.

VEJA MAIS

Vaquinha para ajudar dona de casa incendiada nesta terça (16); veja como ajudar

Uma vaquinha está sendo organizada para ajudar a moradora de uma casa que pegou fogo…

 Morador flagra descarte irregular e queima de lixo no Cocão

Um morador flagrou o descarte irregular de lixo às margens do rio, na região da…

Após cinco incêndios em quatro meses, bombeiros voluntários de Gandu pedem mais apoio do poder público

Nos últimos quatro meses, cinco incêndios residenciais foram registrados na região. Diante da situação, os…