• Home
  • Região
  • Mais da metade dos professores de Nilo Peçanha não possuem diploma de ensino superior

Mais da metade dos professores de Nilo Peçanha não possuem diploma de ensino superior

Segundo Censo Escolar 2024, 50,06% dos professores que atuam em Nilo Peçanha, não possuem diploma de bacharelado ou licenciatura. Colocando o município na 20ª posição na Bahia entre os que têm maior porcentagem de docentes sem formação superior concluída.

A pesquisa é do Ministério da Educação (Mec), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e mostra que, na Bahia, o município com maior taxa de professores sem diploma atuando é Jitaúna, com 67,1% dos professores. Ao todo, são 22 municípios da Bahia, onde a maioria dos professores não possui diploma de ensino superior.

O exercício da docência sem capacitação é ilegal, mas muito desses profissionais ocupam cargos com base em cursos profissionais voltados para o Magistério. Ou seja, além do diploma do Ensino Médio, realizaram pequenos cursos de pedagogia para lecionar nas salas de aula.

Segundo o Bahia Notícias, a pesquisa evidencia que diversos municípios têm parte considerável de seus docentes e, em menor escala, de gestores escolares, com essas formações. Chega-se a um valor de 19,9%, representando quase um em cada cinco professores do estado da Bahia.

VEJA MAIS

Justiça mantém liberado o abate de jumentos após recurso do Governo Federal

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) decidiu manter autorizado o abate de jumentos…

Empresa do ramo alimentício abre vaga para folguistas; saiba como funciona esse trabalho

O Açai Mix em Gandu, anunciou a abertura de uma vaga para motoboy folguista. A oportunidade…

Cacau tem produção maior e consumo menor no mercado mundial

O mercado internacional do cacau vive um momento de busca por equilíbrio. A International Cocoa…