Trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos que atuaram entre 1971 e 1988 poderão sacar, a partir de 28 de março, os valores esquecidos no antigo Fundo PIS/PASEP, extinto em 2020. A consulta pode ser feita pelo novo portal Repis Cidadão, que também permite que herdeiros verifiquem se têm direito ao resgate.
Segundo o Ministério da Fazenda, cerca de 10 milhões de brasileiros têm direito ao saque, mas apenas 19 mil já solicitaram a retirada. O valor total dos recursos esquecidos chega a R$ 28 bilhões.
O Repis é uma plataforma online lançada pelo Ministério da Fazenda em março de 2025 para consulta e resgate de valores esquecidos no antigo PIS/PASEP. O serviço permite que trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos que atuaram entre 1971 e 1988 recuperem o dinheiro não sacado naquele período.
O valor médio estimado é de R$ 2,8 mil, variando conforme o tempo de serviço e o salário recebido na época. O Ministério reforça que o Repis não está relacionado ao PIS-PASEP atual.
Para ter acesso ao abono salarial, o trabalhador precisa:
- Acesse o site “repiscidadao.fazenda.gov.br” (sem aspas) e clique em “Entrar com gov.br”;
- Informe seu CPF e a senha do gov.br para acessar a plataforma;
- Insira o código de acesso gerado pelo sistema;
- Digite o NIS (Número de Identificação Social) e clique em “Pesquisar”.