• Home
  • BRASIL
  • Mandioca: Brasil registra primeiro caso da doença vassoura-de-bruxa

Mandioca: Brasil registra primeiro caso da doença vassoura-de-bruxa

O Brasil confirmou recentemente o primeiro registro da presença do fungo Ceratobasidium theobromae, causador da doença “vassoura-de-bruxa” na mandioca. A confirmação foi feita pela Embrapa Amapá e Embrapa Mandioca e Fruticultura, em colaboração com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A doença foi detectada nas terras indígenas de Oiapoque, no Amapá, na fronteira com a Guiana Francesa. Esse patógeno representa uma ameaça considerável à produtividade das plantações de mandioca na região. Até o momento, não foi identificado em outros hospedeiros no Brasil.

A “vassoura-de-bruxa” recebe esse nome por causar o ressecamento, deformação e brotamento fraco dos ramos das plantas, que acabam se assemelhando a uma vassoura desgastada. A doença pode evoluir para clorose, murcha, seca das folhas e, em casos graves, levar à morte da planta.

O fungo se propaga por meio de material vegetal infectado, ferramentas e solo. A Embrapa alerta para o risco de movimentação de plantas e produtos agrícolas entre regiões, o que pode facilitar a disseminação do patógeno.

Pesquisadores da França e da Colômbia também isolaram o fungo em áreas afetadas na Guiana Francesa, próxima ao Brasil.

A detecção no Brasil exige uma resposta imediata de técnicos, órgãos de defesa vegetal, pesquisadores, agricultores e governo para proteger a sustentabilidade da produção de mandioca. Além disso, essa descoberta pode estimular pesquisas para o melhoramento genético da mandioca e o desenvolvimento de medidas de controle eficazes.

VEJA MAIS

Nome de Gil Santana ganha força para retornar à câmara municipal

Gil Santana, foi eleito vereador da cidade em 2016, está em campanha para voltar ao…

Apoiadores de Antônio Lopes chamam último evento de campanha de maior comício da história de Wenceslau Guimarães

Dr. Antônio Lopes fez seu último evento de campanha nesta quinta-feira (3), que seus apoiadores…

Pesquisa aponta Márcio Tarantine com 58% das intenções de voto, enquanto Pastor Bruno tem 34%

Em pesquisa sobre as intenções de voto para prefeito de Nova Ibiá, mostra Marcio Tarantine…