Na manhã desta sexta-feira (6), a ‘Operação Mandado de Morte’ foi deflagrada para investigar cinco policiais militares suspeitos de homicídios, fraude processual e possível formação de grupo de extermínio. Coordenada pelo Ministério Público da Bahia (MPBA), a ação cumpriu oito mandados de busca e apreensão nos municípios baianos de Cipó, Crisópolis, Paripiranga, Rio Real, Ribeira do Pombal e Serrinha, além de Simão Dias, em Sergipe.
Os mandados foram expedidos pela Vara Crime da Comarca de Nova Soure, e a operação contou com a atuação integrada do Geosp, Gaeco, Force, e das corregedorias da Polícia Militar e da Secretaria de Segurança Pública da Bahia. Durante as buscas, realizadas em residências e sedes da PM, foram apreendidos armas, simulacros, munições, celulares e outros dispositivos eletrônicos.
Três policiais estão sendo investigados pela morte de Breno Murilo da Cruz Dantas e Ítalo Mendes da Silva, ocorrida em setembro de 2021, em Nova Soure. As apurações indicam que as vítimas foram executadas sob a alegação de cumprimento de um mandado de prisão contra Breno. Embora o caso tenha sido inicialmente registrado como confronto policial, os indícios apontam para execução sumária e manipulação da cena para simular resistência.
Outros dois policiais estão sob suspeita de envolvimento em diversas mortes semelhantes na região, fortalecendo a hipótese de um possível grupo de extermínio operando sob o pretexto de intervenções policiais.
A operação marca mais uma etapa no combate à violência institucional e busca esclarecer os fatos e responsabilizar os envolvidos. As investigações seguem para identificar conexões adicionais e apurar se há outras práticas criminosas associadas ao grupo.