• Home
  • Região
  • Cartórios de Wenceslau Guimarães e Nilo Peçanha correm risco de fechamento; entenda o caso

Cartórios de Wenceslau Guimarães e Nilo Peçanha correm risco de fechamento; entenda o caso

Um projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa da Bahia prevê a redução do repasse obrigatório das receitas dos cartórios ao Fundo Especial de Compensação da Bahia (Fecom), de 12,2% para 9%. Esse fundo serve para manter o funcionamento de cartórios deficitários, que dependem desses recursos para operar, especialmente em cidades do interior. Com isso, os cartórios de Wenceslau Guimarães e Nilo Peçanha podem ser fechados.

Mais de 60% dos cartórios baianos, as taxas não cobrem os custos operacionais, como salários e manutenção. O Fecom é responsável por repasses mensais que podem chegar a R$ 31,8 mil por unidade. A redução do percentual, segundo projeções, comprometeria o fundo, que já opera com um déficit de R$ 40,4 milhões ao ano. A mudança pode levar ao encerramento de atividades de 461 cartórios, em 224 municípios.

O tabelião do cartório de Wenceslau Guimarães, Renan de Moura Ferraz, contou ao Informe 73 que em cidades pequenas o que se arrecada com o valor cobrado do povo não gera um valor que paga as despesas. “No caso, há uma complementação via um fundo privado, sustentado pelos próprios cartórios, e toda guia recolhida em um cartório tem uma porcentagem que vai para esse fundo”, completa Renan.

Segundo ele, “se o Fundo quebrar, não terá mais complementação da renda dos cartórios deficitários e sem complemento, não tem mais sentido os tabeliães ficarem na Bahia, pois teriam que pagar para trabalhar.

Também é prevista a ampliação de 4% da parcela da receita dos cartórios destinada ao Fundo de Modernização do Ministério Público da Bahia, o que é contestado por entidades da categoria, como a Associação dos Notários e Registradores da Bahia (Anoreg). Elas alegam que o MP não possui ligação direta com a prestação de serviços extrajudiciais.

VEJA MAIS

 Morador flagra descarte irregular e queima de lixo no Cocão

Um morador flagrou o descarte irregular de lixo às margens do rio, na região da…

Após cinco incêndios em quatro meses, bombeiros voluntários de Gandu pedem mais apoio do poder público

Nos últimos quatro meses, cinco incêndios residenciais foram registrados na região. Diante da situação, os…

Estradas vicinais de Piraí do Norte recebem melhorias na região da Mata Velha

O programa de manutenção das estradas vicinais da Prefeitura de Piraí do Norte segue avançando…