O Ministério das Cidades divulgou na última sexta-feira (8) a lista de municípios selecionados para receber novas unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). A iniciativa é voltada para cidades com até 50 mil habitantes e, nesta edição, beneficiará mais de 2,7 mil municípios em todo o país, totalizando aproximadamente 60 mil moradias.
Na região, Apuarema, Itamari, Ituberá, Nilo Peçanha, Nova Ibiá, Piraí do Norte, Teolândia e Wenceslau Guimarães foram contemplados com 20 casas cada. Já Gandu, será contemplada com 40 casas. Os municípios precisam cadastrar suas propostas na plataforma TransfereGov até 12 de setembro deste ano.
Segundo portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União, esta etapa permitirá a contratação de 30 mil unidades habitacionais, com valor máximo de R$ 140 mil por casa, financiado pela União.
De acordo com o secretário Nacional de Habitação, Augusto Rabelo, o programa busca atender comunidades menores com foco na qualidade de vida. “Essa seleção vai atender municípios com população abaixo de 50 mil pessoas em todas as partes do Brasil, observando requisitos técnicos, de desenvolvimento urbano, econômico e social”, destacou.
Os municípios habilitados e selecionados terão até 10 de março de 2026 para reunir a documentação necessária e formalizar a contratação junto à Caixa Econômica Federal.