• Home
  • BRASIL
  • Orelhões começam a ser removidos das ruas de forma definitiva em 2026

Orelhões começam a ser removidos das ruas de forma definitiva em 2026

O ano de 2026 começa com uma mudança histórica na comunicação brasileira com o início da retirada dos orelhões das ruas. A medida ocorre após o encerramento das concessões do serviço de telefonia fixa, que deixou de exigir das operadoras a manutenção dos telefones públicos espalhados pelo país.

Com isso, a partir de janeiro, cerca de 30 mil aparelhos começam a ser removidos de ruas e avenidas em todo o Brasil. Apenas alguns orelhões devem permanecer em funcionamento em locais onde não há outra opção de acesso à telefonia, cenário que pode se estender até 2028. Atualmente, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), pouco mais de 2 mil aparelhos ainda existem em território nacional. Já na região, já não se via mais esse tipo de aparelhos pelas ruas.

O desaparecimento desses aparelhos desperta nostalgia em quem viveu a era das fichas e dos cartões telefônicos. Para muitos brasileiros, o orelhão foi ponto de encontro, meio essencial de comunicação e símbolo de um período em que era possível se conectar sem o uso de celulares.

A Anatel informou que não há mais produção de cartões telefônicos e que, nos locais onde os orelhões permanecerem, eles deverão permitir ligações gratuitas para telefones fixos, encerrando assim um capítulo marcante da história da comunicação no Brasil.

VEJA MAIS

Cacauicultores realizam paralisação na BA-120, entre Gandu e Ibirataia contra queda no preço do cacau

Cacauicultores realizaram, nesta segunda-feira (26), mais uma paralisação na BA-120, em protesto contra a queda…

Oportunidade de emprego para vaga para motoboy está disponível

Uma vaga de emprego para motoboy está sendo divulgada em Teotônio Calheira. A oportunidade é…

Prefeita de Taperoá declara apoio à pré-candidatura de Léo de Neco durante Lavagem de São Brás

A tradicional Lavagem de São Brás, realizada em Taperoá, contou neste ano com registros de…