• Home
  • BRASIL
  • Pesquisador ganduense está entre os finalistas do Prêmio Jabuti Académico

Pesquisador ganduense está entre os finalistas do Prêmio Jabuti Académico

O pesquisador ganduense Edvaldo Neto está entre os semifinalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico, por conta do livro Girinos do Brasil. O livro compila mais de 360 espécies de anfíbios do Brasil, focando em sua fase de vida de girinos, descrevendo suas características e informações ecológicas.

Em entrevista ao Informe 73, Edvaldo conta que é gratificante e honroso ter contribuído para o trabalho que chegou a esse patamar. “Estar entre os semifinalistas é a concretização da relevância científica no trabalho e é saber que contribuímos para a formação do conhecimento da herpetologia brasileira em específico e com toda a sociedade”, completa.

Sobre o livro, ele conta que “é o maior compilado desse tipo de informação das Américas, o que faz jus à mega diversidade de espécies que vivem em nosso país, hoje contabilizamos mais de mil espécies”.

Edvaldo conta que a produção do livro foi coletiva, contando com a contribuição de mais de 20 pesquisadores e diversos laboratórios do país, tendo a professora Dra. Denise Rosa-Feres como coordenadora e principal responsável pela edição da publicação. “Nos laboratórios de Herpetologia da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz), contribuímos com informações de espécies da mata atlântica do Sul da Bahia, que é uma das regiões mais diversas em anfíbios do mundo.

Edvaldo Neto é biólogo formado na UESC em Biologia, Mestre em Zoologia e está fazendo doutorado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade. Ele é professor e atualmente atua como pesquisador na área da herpetologia e consultoria e licenciamento ambiental.

O prêmio Jabuti Acadêmico é uma iniciativa que visa premiar contribuições relevantes às ciências. E agora, uma banca examinadora irá avaliar a qualidade dos trabalhos segundo diversos critérios, principalmente ao nível de contribuição científica.

O livro está disponível no site da editora Anolis Books, no valor de R$ 340,00.

 

VEJA MAIS

“Se ele tivesse pago, nada disso haveria acontecido”; diz mulher acusada de causar confusão em hamburgueria

A versão apresentada pela mulher acusada de causar a confusão em uma hamburgueria de Gandu…

Homem acusa ex-esposa e ex-sogro invadem hamburgueria e provocam briga em Gandu

Um homem denunciou que sua ex-mulher e o ex-sogro invadiram sua hamburgueria, famosa em Gandu…

Carreta tomba em novo acesso da Cidade Nova e motorista fica ferido em PTN

Uma carreta tombou na manhã desta sexta-feira (28) na nova via de acesso ao bairro…