A Polícia Federal (PF) realizou a Operação Puritas, cujo objetivo é desarticular um esquema interestadual de tráfico de drogas que envolve policiais de Rondônia e da Bahia. A ação conta com a participação de mais de 120 policiais federais e abrangeu diversos estados, com 30 mandados de busca e apreensão e 15 de prisão preventiva. Gandu foi uma das cidades onde a PF cumpriu mandato.
Durante a operação, além das prisões, foram apreendidos veículos usados nas atividades criminosas, além de flagrantes de posse de armas de grosso calibre. As investigações revelaram que o grupo estava envolvido no transporte de grandes quantidades de drogas, com apreensões de carregamentos de cocaína totalizando mais de uma tonelada.
A PF identificou 26 pessoas envolvidas, incluindo policiais rodoviários federais e integrantes das polícias militares da Bahia e de Rondônia, que supostamente facilitavam o transporte das drogas.
A Corregedoria da Polícia Rodoviária Federal cooperou intensamente com a Polícia Federal durante as investigações, o que foi essencial para o sucesso da operação. Os suspeitos podem responder por tráfico interestadual de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro.