A ponte do Centro de Gandu, que fica em frente à Prefeitura Municipal, nessa segunda-feira (3), está passando por reformas, onde a passagem para pedestre irá aumentar, para facilitar o trânsito, melhorar a segurança no local e dar mais espaço para as pessoas e carros que precisam passar por ali.
O trânsito no local está permitido, mas com parte da ponte ocupada, mas com a presença de agentes de trânsito, para auxiliar no fluxo. Alternativas, como o uso da Ponte de Bira e da Feira, podem ser utilizadas para quem queira fugir do local até que a obra finalize.
Há cerca de um mês, os parapeitos que ficam na proximidade da ponte foram quebrados para que pudessem dar espaço para onde será a nova calçada.
Ano passado, a Ponte de Bira, que liga os bairros do Eliseu Leal, Jardim Gandu e João Assis, já havia sido duplicada, para aumentar o espaço para veículos e pedestres, já que o local só comportava a passagem de um carro por vez e sem local apropriado para quem precisasse passar andando por ali.
A ponte tem mais de 50 anos e foi projetada pelo engenheiro Norberto Odebrecht, que foi o fundador da Novonor (antiga Odebrecht), no qual tinha relação com Manoel Libânio e foi o primeiro prefeito de Gandu (1959 a 1963).