A regularização do CadÚnico em Gandu tem feito as pessoas terem que entrar na fila a partir das 20h do dia anterior ao atendimento, por serem entregues apenas 30 fichas por dia. Algumas pessoas chegam a pagar a outras pessoas para poderem guardar lugar na fila, para conseguirem ser atendidas.
Muito dos relatos indicam que, mesmo chegando na madrugada, corre o risco de não ser atendido, tendo que voltar em outro dia e ainda mais cedo para tentar pegar uma das senhas disponíveis.
A movimentação no local aumentou desde o início de novembro, por conta do bloqueio do Beneficio de Prestação Continuada (BPC), por falta de atualização no CadÚnico. E mesmo com o aumento da demanda, os atendimentos se mantiveram como antes, gerando esses problemas para quem precisa regularizar a situação.
Segundo a secretária de assistência social, Larissa Araújo, a equipe está tentando gerenciar da melhor forma a situação e quem está na espera não sai sem atendimento e, por conta de não terem sido informados previamente sobre o bloqueio do BPC, teriam se preparado para essa situação.
Segundo Larissa, essa medida foi tomada pelo Governo Federal, pois mesmo com o aviso nos saques do beneficio, os cadastros não eram atualizados e, com o bloqueio, as pessoas foram forçadas a fazer.
O atendimento acontece de segunda a sexta das 8h às 14h, tendo a sexta-feira reservada apenas para atendimento a pessoas que moram na zona rural de Gandu.