O município de Orós, no Ceará, viveu uma posse inusitada nesta quarta-feira (1º). O prefeito eleito, Simão Pedro Alves Pequeno (PSD), de 43 anos, abriu mão do cargo para sua mãe, Tereza Cristina Pequeno (PSB), de 73 anos, que era vice na chapa. Tereza, que já foi prefeita da cidade nos anos 1990, assumiu o comando do município enquanto Simão ocupará uma cadeira como deputado estadual no Ceará.
Em seu discurso de posse, Tereza afirmou que trabalhará em parceria com o filho. “Trabalharei ao lado de Simão Pedro, que como deputado, estará na defesa do interesse de Orós. Minha gente, isso é um projeto de Deus na vida dele”, disse. Ela também destacou sua experiência: “28 anos depois de minha passagem, retorno com o coração cheio de esperança e com determinação para seguir trabalhando pelo desenvolvimento da nossa terra e bem-estar do nosso povo.”
Simão Pedro e Tereza Cristina foram eleitos em 2024 com 8.287 votos, o que representou 58,41% dos votos válidos no município de 21 mil habitantes.
A decisão de Simão de não tomar posse como prefeito foi tomada no final de 2024, quando ele assumiu o cargo de deputado estadual. Ele era suplente e foi alçado à Assembleia Legislativa do Ceará após Gabriella Aguiar (PSD), eleita vice-prefeita de Fortaleza, deixar o cargo legislativo para assumir a nova função.