• Home
  • Região
  • Projeto de lei cria o “Dia Helmarta Luz” para combater o feminicídio em Valença

Projeto de lei cria o “Dia Helmarta Luz” para combater o feminicídio em Valença

A Câmara Municipal de Valença aprovou o projeto de lei Nº 047/2024, que institui o “Dia Helmarta Luz – Dia de Luta contra o Feminicídio”, a ser celebrado anualmente em 24 de setembro. A proposta, de autoria do vereador Helton Vinícius Brandão de Castro, visa aumentar a conscientização sobre o feminicídio e a violência contra a mulher.

O “Dia Helmarta Luz” promoverá campanhas, palestras e debates para sensibilizar a população sobre o combate ao feminicídio e outras formas de violência contra as mulheres. Além disso, o Executivo Municipal será responsável por reforçar iniciativas comunitárias e preventivas.

O projeto prevê parcerias com a iniciativa privada e entidades governamentais para viabilizar as ações, sem custos adicionais ao município.

A nova lei será uma oportunidade de unir a comunidade na proteção e na luta pelos direitos das mulheres, fortalecendo a prevenção e o combate à violência de gênero.

Helmarta desapareceu no dia 24 de setembro deste ano, quando saía para o trabalho. Após depoimento de seu ex-marido, ele confessou que estrangulou Helmarta com uma corda e depois jogou seu corpo da Ponte do Funil, em Itaparica.

VEJA MAIS

Quiosque da Gil no Lago Azul é arrombado durante a madrugada em Gandu

O Quiosque da Gil, ponto no Lago Azul, em Gandu, foi alvo de furto na…

Homem morre após ser esfaqueado pela esposa em Gandu; mulher alega agressões e legítima defesa

Um homem de 41 anos foi morto com golpes de faca na manhã deste domingo…

Moradora de Gandu faz campanha para custear tratamento de saúde em Salvador

A moradora de Gandu, Kesia Pereira, iniciou uma campanha nas redes sociais para arrecadar recursos…