O Projeto MI AU, é uma ONG que cuida de animais em situação de risco em Gandu, tratando de animais feridos, resgatando dos que foram abandonados, dando vacinas e castrando, dando abrigo e buscando tutores para adota-los. O projeto funciona através de doações, que paga todos os tratamentos, mas ainda não possuem uma sede, na qual possa atuar.
Segundo Kécia Teles, integrante do projeto, “surgiu de uma inquietação que os primeiros integrantes tiveram de ver muitos animais abandonados durante a pandemia e já tínhamos essa inquietação de querer ajudar os animais, então nos juntamos como projeto e em 2023, conseguimos toda a documentação como ONG, que dá um respaldo para quem queira ajudar”.
Mesmo sem uma sede física para o projeto, os membros conseguem cuidar dos animais, utilizando suas próprias residências como abrigo. Estabelecer uma sede é um dos principais objetivos do projeto, conforme destacado por Kécia. Eles já tiveram conversas com o prefeito e vereadores para buscar apoio do poder público para adquirir esse espaço, além de auxílio com vacinação e castração dos animais.
Kécia ainda compartilha que, as casas dos integrantes ficam cheias de animais e após serem tratados e castrados, alguns deles acabam tendo que retornar para a rua, por conta da falta de espaço, já que muitos deles acabam não sendo adotados.
Os chamados mais comuns do Projeto MI AU, é relacionado a animais machucados e muito magros, atropelamentos, além de denúncias de maus tratos a animais, que podem ser denunciados à polícia, pois é crime e a denúncia pode ser feita de forma anônima. Além disso, em Gandu, têm sido relatados muitos casos de envenenamento animal em áreas específicas da cidade, sendo necessário ter um maior cuidado com os pets.
Para contribuir com o Projeto MI AU, o PIX para doação é o 482.180.145-00, que por ainda não haver uma conta para o projeto, estão utilizando a conta de uma das integrantes. E segundo Kécia que “além de ajuda com PIX, as pessoas ajudam de forma direta, colocando ração e água para os animais de rua e também pagando parte da nossa conta nos veterinários, que penduram nossa conta quando fazemos algum tratamento com eles”.
Para acompanhar o trabalho do Projeto MI AU o Instagram é @projetomiaugandu