Durante a campanha eleitoral de 2024, o atual prefeito de Wenceslau Guimarães, Gabriel de Parisio, anunciou como uma de suas propostas a criação da Secretaria do Interior, que teria como principal objetivo cuidar dos cerca de 700 quilômetros de estradas rurais do município.
Passado um ano e dois meses desde o início da nova gestão, a secretaria ainda não foi criada. A proposta previa uma estrutura voltada exclusivamente para a manutenção das vias da zona rural, consideradas um dos principais desafios do município, especialmente por não contarem com pavimentação. Em períodos de chuvas intensas, os problemas costumam se agravar, exigindo intervenções constantes.
A ideia da Secretaria do Interior também tinha como finalidade aproximar a população rural do poder público, facilitando a comunicação e agilizando as demandas relacionadas às estradas. Segundo informações, chegou a ser cogitado um nome para assumir a pasta, que poderia inclusive implantar subprefeituras em determinadas regiões, permitindo um acompanhamento mais próximo das necessidades locais.
No entanto, a estrutura não foi oficialmente implantada. A redação do Informe 73 relata que segue recebendo com frequência denúncias de moradores sobre as condições das estradas vicinais, que têm causado transtornos, prejuízos e dificuldades de locomoção para quem depende das vias no dia a dia.






