O Informe 73 recebeu informações de que pessoas estão indo de casa em Gandu para alertar sobre atualização do CadÚnico. Como não é algo comum de ser feito, buscamos informações na Secretaria de Assistência Social do município para saber se este trabalho estava sendo feito pelo poder público.
Segundo a secretária de assistência social, Larissa Araújo, a informação sobre a necessidade de atualização no CadÚnico é feita apenas no extrato de pagamento dos benefícios, sem visitas, SMS, cartas ou ligação. Ela ainda diz que se tiverem algum problema ou necessidade de atualização, devem buscar o setor responsável, que em Gandu fica no antigo hospital, na entrada ao lado do posto da SAMU.
Larissa conta que a única forma de visita que pode ocorrer é quando o beneficiário de algum programa do Governo Federal esteja acamado e, por solicitação, não ocorre uma visita espontânea.
No início de novembro, houve um bloqueio do Beneficio de Prestação Continuada (BPC) por conta da falta de atualização do CadÚnico, o que tem gerado filas para regularizar a situação e pessoas podem estar aproveitando essa situação para aplicar golpes. E de acordo com Larissa, os beneficiários do BPC acabam sendo mais vulneráveis por ser um benefício para pessoas idosas e com deficiência.