A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) abriu agendamentos para o mutirão de saúde do Novembro Azul, oferecendo mais de 3,2 mil consultas e exames voltados ao diagnóstico precoce do câncer de próstata e à promoção da saúde do homem e da população transgênero. Os interessados podem realizar o agendamento por meio do portal ou aplicativo ba.gov.br.
Durante o mutirão, serão realizados exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), consultas com urologista e com urologista oncológico para homens cisgêneros, mulheres trans, travestis e pessoas não-binárias. Além disso, consultas de ginecologia e mastologia estarão disponíveis para homens trans e pessoas não-binárias.
Como realizar o agendamento:
- Acesse o portal ou aplicativo ba.gov.br com CPF e senha;
- Busque por “Campanhas de Saúde” ou “Novembro Azul”;
- Escolha o tipo de atendimento, data e horário desejados;
- Preencha o formulário e confirme o agendamento.
Novembro Azul Inclusivo
Para esta campanha, a Sesab integrou uma abordagem inclusiva, considerando que as campanhas de Outubro Rosa e Novembro Azul têm historicamente focado em corpos cisgêneros. Para abranger a diversidade de gênero e as especificidades de saúde de pessoas trans e não-binárias, a Sesab disponibilizou vagas exclusivas para garantir que todos tenham acesso aos atendimentos.
Durante os dias do mutirão, profissionais da Área Técnica de Saúde LGBT da Sesab estarão presentes para acolher e cuidar dessa população de forma personalizada e inclusiva.