No dia 1 de julho, o presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, assinou um decreto que tem o objetivo de promover a implantação de geração de energia elétrica renovável em unidades do programa habitacional das faixas urbanos 1 e rural 1 do Minha Casa, Minha Vida. A ideia é reduzir a conta de energia elétrica das famílias beneficiárias, em especial as de baixa renda, e irá unir o programa habitacional ao Luz para Todos.
Com isso, o programa Energia Limpa fará parte do Minha Casa, Minha Vida e, segundo o Ministro das Cidades, Jader Filho, “as novas moradias terão painéis solares para geração de energia fotovoltaica. Energia limpa que fará com que a conta de luz seja mais barata”.
A iniciativa também promoverá o uso eficiente da energia elétrica e contribuirá para a sustentabilidade financeira dos condomínios Minha Casa, Minha Vida. “O Minha Casa, Minha Vida se une à Luz Para Todos. É a união da sustentabilidade. É a transição energética, na prática, levando energia limpa e renovável e combatendo a pobreza energética,” afirmou Alexandre Silveira, Ministro de Minas e Energia.
Além das faixas urbano 1 e rural 1, o Programa Energia Limpa poderá beneficiar as unidades habitacionais da faixa urbana 2 do Minha Casa, Minha Vida, enquadradas como residencial de baixa renda. O programa também poderá atender às unidades consumidoras de titularidade dos condomínios em que os beneficiários residam.