O vereador Piloto, de Gandu, foi alvo de uma fake news que circula nas redes sociais, envolvendo uma suposta traição conjugal. A imagem usada para dar credibilidade à falsa informação foi manipulada com inteligência artificial.
Segundo Kellyne, esposa do parlamentar, a foto original mostra Piloto ao lado de sua afilhada, que é casada, e ela mesma estava presente no momento do registro. “Cortaram a imagem com inteligência artificial. Lembrando que usar a imagem do outro é crime. Medidas legais estão sendo tomadas. Respeitem nossa história!”, afirmou.
Ainda em sua manifestação, Kellyne defendeu que o vereador sempre manteve uma postura de respeito nos debates políticos:
“Eu não ando debatendo política nos grupos e tenho meus posicionamentos, mas respeito é bom e eu gosto. Piloto não chama ninguém de ladrão, vagabundo ou descarado… Meu marido é um verdadeiro legislador! Basta respeitarem ele o quanto ele respeita a todos”.
O caso chama atenção para o uso de ferramentas digitais na criação e disseminação de conteúdos falsos, que podem afetar reputações e famílias.