• Home
  • Política
  • Vereadores de Ibirataia são investigados por suspeita de fraude na cota de gênero nas Eleições 2024

Vereadores de Ibirataia são investigados por suspeita de fraude na cota de gênero nas Eleições 2024

Os vereadores eleitos em Ibirataia, Charles Mosquito e Toe de Berenga, ambos do União Brasil, estão sendo investigados pela Justiça Eleitoral por suspeita de fraude à cota de gênero em suas candidaturas. A ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), movida pelos candidatos Gabriele Leite e Tel da Limpeza, alegou que o partido teria utilizado candidaturas femininas fictícias para cumprir os requisitos legais e favorecer o lançamento de mais candidatos homens.

Para o Giro Ibirataia, Thiago Santos Bianchi, advogado dos autores da ação, diz que “as candidaturas femininas do União Brasil em Ibirataia configuram o que chamamos de candidaturas laranjas, em que as mulheres apenas emprestam seus nomes sem a intenção real de disputar o pleito”. Ele acrescenta que uma das candidatas envolvidas já teria adotado essa prática em 2020, quando renunciou após a aprovação do Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários (DRAP), comportamento que teria se repetido em 2024.

Caso a ação seja julgada procedente, todas as candidaturas do partido poderão ser anuladas, incluindo os votos recebidos e os mandatos conquistados. “Se confirmada a fraude, o DRAP será invalidado e os mandatos obtidos pelo União Brasil poderão ser cassados”, explica Thiago.

A cota de gênero é um requisito da legislação eleitoral brasileira, que determina que pelo menos 30% das candidaturas de um partido sejam de mulheres. A prática de fraudar essa regra, usando candidaturas fictícias, é considerada grave e pode levar à anulação de toda a chapa do partido envolvido. A Justiça Eleitoral ainda não se manifestou sobre o andamento do processo.

VEJA MAIS

Mês da juventude terá feira de saúde, cursos e festival cultural em Wenceslau Guimarães

O município de Wenceslau Guimarães realizará, ao longo do mês de agosto, a programação do…

Gandu: Vereadores apoiam, povo clama, mas Elvécio se mantem em total silêncio sobre mudança do horário das sessões da Câmara

A Câmara Municipal de Gandu continua realizando suas sessões durante as manhãs de segunda-feira, após…

Unidades do Bradesco em Nova Ibiá e Piraí do Norte serão desativadas até o fim do ano

O processo de desativação de agências do Bradesco em cidades de menor porte já tem…