Ícone do site Informe 73

Wendeson alerta sobre e-mails falsos ameaçam cancelamento de CNPJ

Golpistas estão enviando e-mails para pessoas que estão cadastradas no programa Microempreendedor Individual (MEI), em que afirmam que, por falta de pagamento, o cadastro está inativo e que caso não regularizado em um período muito curto, pode ocorrer o cancelamento definitivo do CNPJ da pessoa.

Wendeson Lima conta que o cancelamento do MEI não acontece por conta de atraso no pagamento, não pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), ou da não declaração obrigatória anual. “Esse atraso e a falta de prestação acarretam na inaptidão do CNPJ e exclusão do SIMEI (Simples Nacional), obrigando o MEI a transformar a empresa para outro porte jurídico”, completa.

No e-mail enviado, o link, no qual leva para um site idêntico ao usado pelo Simples Nacional – onde é feito o pagamento do MEI, com as mesmas cores e fontes, sendo muito difícil diferenciá-lo do site real. 

Mas se for prestar atenção ao link, encontrará o erro. De início, todos os sites do Governo Federal têm em seu endereço o “gov.br”, que não está presente no site que a pessoa recebe. Para evitar problemas como esse, é recomendável procurar o site oficial antes do pagamento. Dessa forma, a pessoa terá todas as informações precisas sobre seus pagamentos, futuros e passados, e conferirá eventuais dívidas.

“Recebeu a mensagem por WhatsApp, e-mail, número de telefone, etc., procure urgente algum profissional da área, para ver como está a situação de seu MEI”, completa Wendeson.

Além disso, o pagamento das possíveis dívidas é feito via uma empresa com diversas reclamações no Reclame Aqui, por ser utilizada em golpes através da internet. Enquanto os pagamentos da DAS vão para uma conta no Banco do Brasil.

Ao ser perguntado sobre, Wendeson conta sobre a DAS, “que seja emitida por alguém de confiança, hoje existe o Banco NEON que puxa automaticamente as guias do MEI, então quem tem conta no Neon pode pagar por lá”.

Sair da versão mobile